Você é socialista ainda que não saiba

Você é socialista ainda que não saiba.
Há 30 anos escrevi um livro com o título deste tópico, após ter me demitido da Diretoria da Federação das Indústrias do meu Estado, por não aceitar restrições às manifestações que fazia criticando o governo autoritário de então. Minha concepção de socialismo na época foi reativa às vivências de então, e para o Brasil de hoje sugiro o Socialismo deste Teste.

Faça o teste e verifique!
* A democracia é essencial para se ter liberdade e esta gera desigualdade.
* Quem investiu em si deve ter um retorno correspondente.
* Todos devem ter condições condignas de vida.
* Liberdade de iniciativa pressupõe condições para que seja realizada.
* O direito à propriedade não significa uso da propriedade para exploração do trabalho.
* O lucro é essencial para assegurar o desenvolvimento sustentável.
* Todos devem poder opinar sobre decisões que os atinjam.
* Os representantes eleitos para colegiados dependem da aprovação dos representados.
* Toda movimentação financeira deve ser eletronicamente controlada e visível.
* Não há direito adquirido, e patrimônio mal havido será confiscado.

Caso concorde com as 10 afirmações, certamente você é socialista

Quem sou eu

Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro

Resumo Biográfico

Nasci em 1934, em Porto Alegre, no Brasil, sendo de origem portuguesa, basca, catalã e minuana.

Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fui professor de Patologia e Terapêutica e de Odontologia Social da UFRGS. Fiz pós-graduação em Saúde Pública na Universidade de São Paulo-USP.

Coordenei e dirigi o Centro de Pesquisas em Odontologia Social, e fui Diretor da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e bolsista da Organização Mundial da Saúde-OMS em diversos países da América Latina.

Por entender que fatores econômicos eram relevantes como causa dos problemas de saúde, ingressei na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, onde lecionei por muitos anos no Curso de Administração Pública e de Empresas.

Tendo vocação para empresário, sempre dirigi empresas e prestei consultoria na área de gestão. Fui Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul-FIERGS, tendo acumulado a Presidência do Instituto de Desenvolvimento Empresarial do Rio Grande do Sul-IDERGS, do Centro de Assistência Gerencial-CEAG/RS e do Centro de Integração Empresa-Escola-CIEE/RS. Coordenei e participei de Programas de Administração de Empresas, na OIT, em Turin, e estagiei na SBA, nos Estados Unidos.

Paralelamente tive intensa atividade política. Coordenei o Gabinete de Assessoria Superior-GAS, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Escrevi inúmeros artigos publicados nos principais jornais brasileiros, coordenei incontáveis seminários, fiz inúmeras palestras. Publiquei livros sobre administração, economia, política, saúde e dois livros infantis. Prestei consultoria empresarial através da Federação das Indústrias de São Paulo-FIESP, e para cooperativas de produção.

Atualmente continuo sendo empresário, dirigindo uma empresa que lidera, no Brasil, o setor industrial de equipamentos para produção de derivados de leite em pequenas propriedades rurais e está partindo para exportação. É uma empresa muito especial, pois praticamos a terceirização total, ou seja, não temos nenhum empregado e nos consideramos parceiros de nossos clientes e fornecedores.

Nenhum comentário: