Você é socialista ainda que não saiba

Você é socialista ainda que não saiba.
Há 30 anos escrevi um livro com o título deste tópico, após ter me demitido da Diretoria da Federação das Indústrias do meu Estado, por não aceitar restrições às manifestações que fazia criticando o governo autoritário de então. Minha concepção de socialismo na época foi reativa às vivências de então, e para o Brasil de hoje sugiro o Socialismo deste Teste.

Faça o teste e verifique!
* A democracia é essencial para se ter liberdade e esta gera desigualdade.
* Quem investiu em si deve ter um retorno correspondente.
* Todos devem ter condições condignas de vida.
* Liberdade de iniciativa pressupõe condições para que seja realizada.
* O direito à propriedade não significa uso da propriedade para exploração do trabalho.
* O lucro é essencial para assegurar o desenvolvimento sustentável.
* Todos devem poder opinar sobre decisões que os atinjam.
* Os representantes eleitos para colegiados dependem da aprovação dos representados.
* Toda movimentação financeira deve ser eletronicamente controlada e visível.
* Não há direito adquirido, e patrimônio mal havido será confiscado.

Caso concorde com as 10 afirmações, certamente você é socialista

O terrível castigo dos corruptos.

Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro*

É irrelevante o fato de o sistema judiciário ser ineficaz para evitar, e punir, crimes de corrupção, pois a verdadeira punição decorre da força inexorável do pensamento coletivo.

Hoje a ciência já reconhece a importância da força mental no controle e cura de muitas doenças. Ainda que seja mais difícil estabelecer uma relação de causa e efeito no caso de doenças de pessoas com comportamento socialmente reprovado, é evidente que a força positiva pode também ser punitiva.

Essa força punitiva não é gerada pelo consciente da pessoa prejudicada, ela é inconsciente e independe da vontade de punir. Assim sendo, os corruptos geram um sentimento negativo que vai agir sobre seus organismos ocasionando doenças e impossibilitando a cura.

Não há necessidade de um processo de punição formal, pois todos que foram prejudicados por atos de corrupção geram esse sentimento punitivo inconsciente, que tem seu destino definido pelo sentimento coletivo de repulsa.

O corrupto, identificado pela repulsa, é punido por todos que foram prejudicados por seu ato de apropriação indevida de recursos que seriam destinados à combater doenças, evitar acidentes por deficiências de infra estrutura, a permitir melhor ensino e educação a, em resumo, propiciar a todos um nível de vida satisfatório.

A sabedoria popular já reconhece que aqui se paga o que aqui se faz, e as religiões consagram a punição inevitável que atinge a dimensão espiritual das pessoas, chame-se isso do nome que se queira chamar.

* Professor, Sanitarista, Empresário e Escritor.

(Texto reproduzido do site Vida com Qualidade)

Nenhum comentário: