Você é socialista ainda que não saiba

Você é socialista ainda que não saiba.
Há 30 anos escrevi um livro com o título deste tópico, após ter me demitido da Diretoria da Federação das Indústrias do meu Estado, por não aceitar restrições às manifestações que fazia criticando o governo autoritário de então. Minha concepção de socialismo na época foi reativa às vivências de então, e para o Brasil de hoje sugiro o Socialismo deste Teste.

Faça o teste e verifique!
* A democracia é essencial para se ter liberdade e esta gera desigualdade.
* Quem investiu em si deve ter um retorno correspondente.
* Todos devem ter condições condignas de vida.
* Liberdade de iniciativa pressupõe condições para que seja realizada.
* O direito à propriedade não significa uso da propriedade para exploração do trabalho.
* O lucro é essencial para assegurar o desenvolvimento sustentável.
* Todos devem poder opinar sobre decisões que os atinjam.
* Os representantes eleitos para colegiados dependem da aprovação dos representados.
* Toda movimentação financeira deve ser eletronicamente controlada e visível.
* Não há direito adquirido, e patrimônio mal havido será confiscado.

Caso concorde com as 10 afirmações, certamente você é socialista

Rede Social de Representação Política-RSRP.

Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro*

O compromisso essencial da Rede Social de Representação Política-RSRP é com a vontade majoritária dos associados sobre temas pontuais, sendo impedida qualquer conotação de oposição ou adesão a poderes executivos constituídos.

A vinculação à Rede Social de Representação Política-RSRP é livre para eleitores que não tenham sido condenados, por tribunal colegiado, por peculato, e/ou corrupção ativa, e/ou passiva.

A jurisprudência já estabeleceu que o mandato representativo pertence à agremiação política que o gerou e, assim sendo, a RSRP cancelará, por decisão eletrônica majoritária dos associados, o mandato de qualquer parlamentar que tenha perdido a condição de representá-la.

Os avanços tecnológicos já permitem que a democracia indireta fique sob controle, mediante decisão majoritária sobre temas submetidos à consulta aos associados, cuja decisão deve ser obrigatoriamente seguida pelos representantes eleitos.

Temas tais como: voto secreto; carga tributária; privatizações; ecologia; controle de empreiteiras; projetos de grande magnitude; dotações orçamentárias para saúde, segurança e educação; cargos de confiança; profissionalização da gestão pública; reeleição para cargos executivos; rejeição a candidatos; custos do poder legislativo; agencias reguladoras; e outros mais, serão definidos por consultas eletrônicas.

A RSRP não será, mais um partido político, será uma agremiação representativa da vontade dos eleitores.

Vamos criar juntos a Rede Social de Representação Política-RSRP (nome provisório, a ser definido por consulta eletrônica), pois precisamos, e podemos, tomar essa iniciativa.

*Professor, sanitarista, empresário e escritor.

Nenhum comentário: